Beber água e evitar excesso de sal e proteína reduz risco de pedra no rim

Quem já teve pedra no rim não esquece da dor – muitas vezes comparada à dor do parto, ela começa geralmente nas costas, mas pode irradiar para todo o corpo. No Bem Estar desta segunda-feira (1), os nefrologistas Décio Mion e Elias David Neto explicaram, no entanto, que existem medidas simples de prevenção contra o cálculo renal, como evitar o excesso de sal e proteína e beber muita água.

Segundo os médicos, beber cerca de 2 litros de água ou líquido por dia faz com que o organismo fique hidratado, o que ajuda no bom funcionamento do rim.

Já o sal em excesso pode favorecer a retenção de líquido, aumentando o risco de pedras – o ideal, portanto, é consumir até 5 gramas ao dia apenas. Já a proteína também precisa ser controlada e não deve passar de 100 gramas ao dia.

3801244

3801325

Todas essas medidas ajudam não só a prevenir o cálculo renal, mas também a evitar que ele volte em pacientes que já tiveram. Geralmente, as pedras começam do tamanho de um grão de areia, estágio em que os médicos recomendam apenas beber água e usar analgésicos. Para as pedras maiores, pode ser usado um cateter, um procedimento com ondas de choque ou até mesmo a cirurgia. Vale ressaltar, no entanto, que o paciente que já teve pedra precisa tomar um maior cuidado para que ela não volte.

Pedra no rim (Foto: Arte/G1)

Cálculo renal x infecção urinária

 

Fonte: G1 Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *