DIA INTERNACIONAL DA MULHER, QUAL O VERDADEIRO SENTIDO DESTE DIA? DIA DE COMEMORAR OU REFLETIR!?

DIA INTERNACIONAL DA MULHER, QUAL O VERDADEIRO SENTIDO DESTE DIA? DIA DE COMEMORAR OU REFLETIR!?

Grande parte das pessoas mais distraídas vão pensar que hoje dia 8 de março é um dia comercial que foi criado para fomentar a venda de artigos femininos, ingenuamente pensei assim enquanto criança. Contudo sua origem vem marcado de luta, sangue, sofrimento, mas também vitorias, glorias.
As Nações Unidas (ONU), oficializou este dia mundialmente em 1975, chamando-o de Dia Internacional da Mulher, porém a origem é ainda mais remota.
Historicamente, o dia da mulher pode ser explicado de diversas formas, tendo relatos pelo mundo todo. No Brasil o dia da Mulher foi relacionado a uma grande tragédia ocorrida na cidade americana de Nova York no dia 25 de março de 1911. Naquele dia 125 mulheres foram carbonizadas em uma indústria local (Triangle Shirtwaist Company). Este incêndio evidenciou as péssimas condições de SST – segurança e saúde do trabalho enfrentada por todos no período da revolução industrial, e ainda mais penoso para as mulheres.

LINHA DO TEMPO
Se fossemos traçar uma linha do tempo com os eventos que fundamentaram o dia da mulher, teríamos que destacar:
-26 de fevereiro de 1909 – Passeata das Mulheres em Nova York – Cerca de 15 mil mulheres reivindicando melhores condições, nessa época era comum trabalhar mais de 16 horas por dia, dentro das fabricas e era comum o trabalho nos domingos;
-Agosto de 1910 – Reunião da Segunda Conferencia Internacional das Mulheres Socialistas originada pela alemã Clara Zetkin;
-8 de março de 1917 – Operarias vão as ruas para lutar e manifestar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial, movimento que foi o ponto de fulgor para o inicio da Revolução Russa.
-Atualmente – a data é cada vez mais lembrada como um dia para reivindicar igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo – aproximando-a de sua origem na luta de mulheres que trabalhavam em fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.
Elas começaram uma campanha dentro do movimento socialista para exigir seus direitos – as condições de trabalho delas eram ainda piores que as dos homens à época.

“Esse dia tem uma importância histórica porque levantou um problema que não foi resolvido até hoje. A desigualdade de gênero permanece até hoje. As condições de trabalho ainda são piores para as mulheres”, Eva Blay.

Com toda certeza o dia 8 de Março é um dia de guerra, contra todas as mazelas que cercam as mulheres, seja no campo profissional (salários desiguais) como no pessoal (feminicídio).

Por isso chamamos todas as mulheres para as ruas, com um grito só, “IGUALDADE”, “RESPEITO”.

A evolução foi pequena, mas hoje podemos GRITAR! VIVA as mulheres que deram suas vidas ao longo da história, para que hoje pudéssemos estar aqui!
Sendo assim celebremos este dia com muito respeito, amor e força para darmos continuidade neste legado, e que as futuras gerações olhem com orgulho de nossas ações.

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Comments are now closed for this article.